Carta 9

Querido Augusto Boal! 

 

            Venho por meio desta demonstrar a minha profunda admiração por sua pessoa e por seu trabalho, que hoje é a fonte de inspiração para minha vivência e pesquisa como artista, gostaria de lhe contar como a seu trabalho com o teatro do oprimido refletiu na vida.

            O teatro do oprimido foi como um farol, que me mostrou o caminho no qual eu deveria seguir, eu estava perdida da minha própria arte, criando entretenimento pobre e vazio, não compreendia o papel transformador da arte, sentia prazer em estar no palco mas sabia que como agregando valor positivo ao público. Foi um grande choque quando percebi que através do teatro eu poderia não só expressar o que eu queria mas também ajudar as pessoas a terem essa mesma voz e a ensiná-las a falar e encontra resposta.

 

O Teatro do Oprimido  trouxe uma voz de resistência para aqueles que nunca tiveram local de fala, um local de compartilhamento, de escuta e respeito. Isso modificou minha essência artística pois me possibilitou entender o grande papel transformador da arte.

Como mulher artista busquei o diálogo com outra mulheres para entender se tínhamos os mesmos anseios,  percebi  que todas sofriam com o machismo, misoginia, umas mais que outras, vivendo em contextos sociais diferentes mas sempre sofrendo opressão, o teatro do oprimido neste contexto foi importante para encorajar essas mulheres a terem autonomia sobre seus corpos e mente.

O Brasil ainda registra todos os dias vários casos de feminicídio, o que fortalece ainda mas a importância da luta   das mulheres contra seus opressores, fazendo com que cada dia mais busquemos o diálogo para que  possamos construir uma sociedade segura para todas as mulheres, é através da arte e do respeito que travamos essa luta, e agradeço por nós fomentar essa arma poderosa que é o Teatro do Oprimido. 


Comentários

  1. É extremamente interessante o papel do Teatro do Oprimido na descoberta de vários artistas. Nesta carta eu consigo enxergar o tanto que Boal ajudou a dar voz para muitos que já foram oprimidos em seu meu artístico. Muito bonito mulheres tomando voz de resistência e podendo assim transformar a arte, para melhor.
    Maria Clara - Cor Jesu

    ResponderExcluir
  2. O teatro oprimido é capaz de ajudar as pessoas a desenvolver a desmistificação do seu corpo e mente, aprendendo a discutir sobre os mais variados assuntos e expor suas opiniões de forma única. É gratificante ver que esse teatro te ajudou muito e mudou sua percepção sobre o mundo.
    Ass: Ana Carolina

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito desse metodo para ajudar a encontrar coisas,formas e etc dentro da gente, tanto fora quanto dentro do teatro. Falo isso por mim, porque me ajudou bastante em varios personagens que eu fiz em 2 anos e meio de teatro. Os jogos, as tecnicas e etc ajudaram bastante.
    Achei muito lindo esse contato de varias mulheres demonstrando coisas que vem passando todos os dias, acho que atraves disso, varias mulheres conseguiram se expressar melhor.
    LETICYA TAUANNY DE LIMA ARAUJO

    ResponderExcluir
  4. Admirada com as mudanças que o Teatro Oprimido traz e continua trazendo para as pessoas. Esse método teatral que reúne exercícios, jogos e varias técnicas teatrais está nos permitindo a nos pronunciar e discutir sobre temas atuais. É extremamente importante e aconchegante ver que muitas mulheres encontram essa resistência que o T.O nos proporciona e, juntos podemos unir forças para que essa resistência seja ainda mais reconhecida, até por que uma das características mais importantes do nosso querido Teatro Oprimido é ser TRANSFORMADOR!!
    Luanna Menezes- Anchieta

    ResponderExcluir
  5. O Teatro do Oprimido permite que um artista entenda a profundidade de sua arte e permite que haja desenvolvimento no senso crítico tanto dos atores quanto dos espectadores. Também pode ser um forte recurso na luta por igualdade de gênero, uma vez que apresenta a pluralidade do movimento feminista e retrata situações em que as mulheres podem identificar opressões e violências.
    Ana Beatriz- Anchieta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carta 25

Carta 10

Carta 5