Carta 1
CARTA 1
Querido Augusto Boal,
Primeiramente gostaria de te agradecer por ter criado essa nova forma de pensar teatro. A arte é emancipadora e através do nosso amado T.O muitas vidas são transformadas.
Tem 5 anos que conheci e trabalho com o teatro do oprimido. Sou uma multiplicadora, faço um trabalho com um grupo de adultos, jovens, crianças e idosos na periferia de Brasília/ Goiás, cidade chamada Águas Lindas. E são realmente lindas águas, a água é o princípio da vida. Somos águas-vidas, damos águas-vidas, saceamos águas -vidas.
As realidades dentro das periferias do Brasil são desumanas, famílias vivem condições indgnas e deploráveis. O coletivo Águas pulsantes, trabalha como o retorno da vida-dignidade para as pessoas que
residem nas margens da cidade de Águas Lindas, é usamos do Teatro do Oprimido pra obter tal emancipação do corpo preto ( 85% são pessoas pretas) periférico. Trabalhamos em sua maioria com três técnicas específicas, 1 teatro imagem: Onde desconstruindo a oralidade como forma de comunicação, oralidade que é uma arma MAAF (Processo de prisão física e mental da população não hegemônica Ocidental) a expressão corporal e o pensamento, são impulsionados para a criação de uma nova forma de comunicação não verbal. 2 Teatro jornal, Questionamos nossas realidades a partir da visão da comunicação-dominação, e em contra ponto acessamos matérias ancestrais-emancipador como reparação e suplementação da autoestima, auto confiança, poder, riqueza-essencia física e espiritual. 3 Teatro legislativo, levamos as demandas ao legislativo, o teatro-força-apoderado aprova leis! Já aprovamos a lei Água vida, com àgua potável e abundante para todos em nível nacional. Todos indivíduos que residam em qualquer parte do Brasil tem acesso a água potável para o consumo e para gerar vidas, manter suas plantações, seus animais, e etc. E em nível estadual aprovamos no Goiás a lei morar não é padecer, onde as famílias tiveram seus municípios pavimentados, sanedos e receberam novas moradias dignas. Estamos movimentando nossas águas-pulsantes para que essa lei também seja aprovada a nível nacional.
Boal, nos do coletivo Águas Pulsantes gostaríamos de te agradecer por ter plantado essa bela árvore,
que cresce cada vez mais, com suas ramificações que rodearam o Globo, pois tem raízes fortes e profundas. Baobá, árvore sagrada Africana e que armazena vidas- águas é assim que chamamos a árvore do Teatro do Oprimido.
Gostaria de falar que fico bem feliz em saber que cidades de periferias como Águas Lindas, existem crianças e jovens que estao nesse mundo teatral, pois sabemos que boa parte dessas pessoas se perdem no mundo das drogas e assim como o futebol, o teatro ajuda muito a pessoas a se descobrirem. Entao a iniciativa de trazer esse metodo para a cidade foi perfeito, pois pessoas de dentro podem de descobrir assim como pessoas de fora tambem, pois esse metodo ajuda muito a voce saber como se portar em diversas situaçoes.
ResponderExcluirLETICYA TAUANNY DE LIMA ARAUJO
Com esta cartas percebe se o que um dos objetivos do teatro do oprimido que é democratização do acesso ao teatro foi conquistado, quando o teatro chega a cidades periféricas e é praticado por crianças de regiões carentes
ResponderExcluirHyan Praxedes
Quando se traz o Teatro do Oprimido para as periferias, lugares afastado dos grandes centros urbanos etc, o povo pode ter (finalmente) suas reivindicações escutadas, o caráter emancipacionista do teatro é fundamental para a formação de uma população politicamente engajada e ativa. Além disso, o teatro tem uma importante função social: pode mostrar ao mundo que a cultura periférica não é inferior à cultura erudita, mostra a riqueza cultural periférica. "O teatro é uma arma e o povo deve saber manejá-la". Parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluirRicardo Augusto Alves França