Carta 25

Fercal - DF, 28 de Abril de 2020




Caro boal,

 

Hoje completa 5 anos desde que eu ministrei a primeira oficina de teatro utilizando as metodologias do teatro do oprimido na comunidade do queima lençol. Esta comunidade fica situada na zona leste da Fercal - DF ao lado de uma grande fábrica de cimento conhecida como CIPLAN. A Fercal também possui outras fábricas e entre elas algumas usinas de asfalto.  Essa pequena cidadezinha fica a 35 Km da capital federal e é a grande fonte de renda para o governo, pois os valores dos impostos pagos por essas empresas não são  baixos, entretanto, a  vida dos moradores é muito precária, eles não têm acesso a saneamento básico, transporte público de qualidade, em algumas comunidades não tem água doce, pistas asfaltadas, muito menos energia elétrica.

Eu, como um morador desta cidade, que tiver possibilidade de estudar artes cênicas e a honra de ter estudado teatro do oprimido, resolvi trazer para minha comunidade todo conhecimento que adquiri. As oficinas são compostas por pessoas com idades  variadas, desde jovens  a adultos. Entre eles temos pessoas que trabalham nas  fábricas, estudam, são  donas de casa. Um dos meus maiores desejos quando iniciei  esse projeto era mostrar para as pessoas que elas poderiam fazer teatro e quebrar com o pensamento de que fazer teatro é somente para o ator, devo isso a uma fala sua que dizia "todos tem a vocação de atuar, nós atores utilizamos da vocação com uma profissão" esta frase foi que motivou a partir daí comecei a pensar em realizar esse projeto. No início eu comecei utilizando das técnicas do teatro fórum para que eles pudessem perceber que eles tem autonomia de alterar a cena, percebendo que, ao mesmo tempo em eles mesmos estão desempenhando o papel de um personagem.

Algumas situações de opressão que foram apresentadas eram algumas vivências nossas enquanto moradores da Fercal a partir dessas atividades foi se instaurando uma consciência coletiva de que aquelas condições de vida estavam erradas, e que ninguém poderia se acomodar com a vida daquela forma, todos mereciam uma vida digna. Consequentemente, começamos a buscar melhorias  para todas as comunidades.

Eu me alegro muito em ver todos os resultados que nós, juntos, conquistamos e que melhorou  a vida de muitos moradores da Fercal. Hoje a nossa luta está sendo para combater essa pandemia que nos assola, está sendo muito difícil fazer teatro sem ter contato físico, pele com pele, olho no olho, mas estamos fazendo campanha na internet para conscientizar a todos que continuem em casa, tudo vai passar e um dia retornaremos as nossas práticas e poderemos nos abraçar novamente.

Comentários

  1. achei muito daora o que você esta fazendo, sucesso no que você, faz e que pessoas tenham da sua mesma bondade e façam o mesmo em outras comunidades---mateus souto da escola cor jesu

    ResponderExcluir
  2. Interessante projeto e que com certeza mudou a vida de muitas pessoas. Essa fala de Boal "todos tem a vocação de atuar, nós atores utilizamos da vocação com uma profissão" expressa bastante seu pensamento e muda totalmente a visão sobre o teatro.
    ~Sofia Ikawa

    ResponderExcluir
  3. Ao fazer uma análise da sua carta, percebe-se a importância do método de Augusto Boal, em que o dramaturgo visava a democratização do teatro. Diante disso, a importância do diretor de teatro encontra-se a partir do ponto que ele conseguiu influenciar pessoas, que assim como ele, tornou popular o acesso ao teatro no Brasil. Assim, deve-se estimular o teatro, uma vez que esse meio ajuda na formação do cidadão e por isso que deve ser um complemento na educação básica de todo o jovem, já que auxilia trazendo a informação e entretenimento.
    Arthur Cavalcante

    ResponderExcluir
  4. Com um a leitura da carta percebe se a grande influência do teatro do oprimido na vida desta pessoas. A influência na vida dele fez com que ele cria-se uma oficina de teatro na cidade ele, democratizando o acesso ao cinema e quebrando o paradigma de que nem todos pode atuar.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que você, autor dessa carta, resolveu levar seu conhecimento sobre teatro para sua cidade, assim, alem de criar um novo aprendizado para eles, você pode descobrir novos astros.

    ass:Yan Ulhoa Vilela Sakayo

    ResponderExcluir
  6. Seu projeto é muito interessante, já que ele visa a democratização do acessoa ao teatro, exatamente igual Augusto Boal em seu projeto do teatro do oprimido. É possível perceber através dessa carta, que os ensinamentos de Boal foram muito bem compreendidos e aplicados por você por meio deste projeto feito na sua cidade.

    Alana Marques

    ResponderExcluir
  7. Estou muito admirada pelo o que li nessa carta, no qual seu projeto é muito interessante. Parabéns pela sua iniciativa!

    Maria Eduarda Veloso Sampaio

    ResponderExcluir
  8. É muito interessante saber que o teatro tem o poder de proporcionar as pessoas uma outra visão, tanto do mundo ao redor quanto de sí mesmos!
    -Bruna Gonçalves de Souza Lima

    ResponderExcluir
  9. Ótima iniciativa que você teve, graças a sua atitude muitas pessoas que sempre quiseram fazer teatro mas, que não tinham condições, por meio desta sua atitude puderam realizar essa vontade.
    - Felipe Moreira

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante o projeto dessa pessoa. Dar para as pessoas a chance de se expressar artisticamente por meio do teatro é algo louvável. Uma coisa na carta que me deixou tocado foi a frase "todos tem a vocação de atuar, nós atores utilizamos da vocação com uma profissão" pois me lembra da frase: "Qualquer um pode cozinhar" do filme Ratatouille que é um dos meus filmes favoritos da vida, e para mim, remete à minha frase: "Qualquer um pode fazer oque quiser, basta praticar, treinar e estudar bastante que nada pode impedir"

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante esse pensamento que essa pessoa teve quando criou o projeto, pois muitas pessoas acham que quem pode fazer teatro é apenas ator, e isso é um pensamento que muitas pessoas tinham. Parabéns pelo projeto!

    -André Moreira Madriles

    ResponderExcluir
  12. Lendo sua carta me emociono, pois admiro muito projetos que levam a artes às comunidades mais carentes. Associo a metodologia da democratização criativa do teatro de Boal ao rap/hip-hop, que mostra ao mundo que todos podem ser o que querem com muita dedicação e amor ao trabalho. Além disso, quebra vários preconceitos de que a favela é um lugar que não tem nada bom e que ali está o escárnio da sociedade. O grupo ADL traz uma música que demonstra isso: Da favela ao mundo.

    -Isaque dos Santos Sousa 3 EM do Colégio ESPU-COC Taguatinga

    ResponderExcluir
  13. Essa carta é de extrema importância, a maneira como o autor retrata as dificuldades sofridas pelos moradores da Fercal, nos faz refletir como o Brasil ainda é muito desigual. Sua iniciativa, de levar o seu conhecimento sobre o teatro oprimido para pessoas que talvez nunca fosse ter uma oportunidade como essa é comovente, é admirável que através da arte mudanças tem sido causadas.
    - Ana Clara Araújo

    ResponderExcluir
  14. A produção dessa carta foi muito importante e muito beneficente. Nela o autor destaca os diversos problemas e dificuldades enfrentados pelos moradores da Fercal, nos mostrando a grande desigualdade social existente no Brasil. E a inciativa de levar o teatro do oprimido para a diversa comunidade carentes é algo muito incrível.
    - Daniel Alves Zacarias

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito da carta e principalmente da ideia do projeto, as mudanças que vocês conseguiram fazer mostra que a arte é meio de informação e estimula a formação de ideias e ação das pessoas.
    - Rafaela Rodrigues Duarte, CEI

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carta 10

Carta 5