Carta 21

Caro Augusto Boal

 

            No meio de um momento super complicado, venho lhe contar sobre as coisas que nos vem acontecendo, que de fato consiste em um tempo opressor, tempo opressor no qual se conclui no meio de tantas situações que as pessoas do mundo inteiro estão passando, muitos não conseguem enfrentar, pois assim estão vivendo o fim de suas vidas, ou de seus empregos, passando pelo desespero de ter que ver suas famílias se destruírem, por causa de um vírus que chegou e até agora não foi embora e só anda se alastrando na vida de mais humanos, independente da raça, condição ou origem. Em um tempo opressor que não é só quem a sociedade dita como inferior que está sentindo de fato a opressão.

Boal esse vírus veio para também mostrar que todos caminham no mesmo barco e todos estão sujeitos a sofrer e passar por dificuldades, que cada um de nós tem a sua história, mas que a história do covid é quase a mesma para cada um.

Graças a você pude algumas vezes trabalhar, discutir e questionar as opressões que sofri  ao longo do caminho da vida e nesse momento há muita gente  discutindo sobre essa tema também, não só quem participou dos nossos encontros e não só quem desabafou nas aulas de Silva Paes, e de muitos outros realizadores do teatro do oprimido, que estão se mostrando cada vez mais em suas redes sociais, que é o único meio que ainda se tem na interação humana, sem se colocar e colocas a vida do outro em risco. Além de tudo temos um homem muito perigoso no poder que está agindo de forma muito irresponsável assassinando e instigando uma nação inteira a correr riscos.

Com isso estou utilizando de uma plataforma virtual, uma maneira de realizar o teatro do oprimido com segurança, para aqueles que necessitam compartilhar e por para fora seus anseios, essa foi uma tentativa minha como uma realizadora do qual, tento ajudar o próximo, e por em prática o que você nos ensinou, com toda sua generosidade. Enfim, nunca vamos deixar sua obra acabar, eterno mestre, gratidão Augusto Boal.


Comentários

  1. Olá meu nome é Maria Eduarda Loiola, sou da 3° série do ensino médio e eu achei super interessante a carta, já que através do trabalho de Boal ele expressa uma gratidão. E quando ele diz que por conta desse vírus, estamos todos no mesmo barco

    ResponderExcluir
  2. Impressionante sua perspectiva, me lembra bastante o livro "ensaio sobre a cegueira", de José Saramago, e explicita bastante a visão de Boal em virtude de uma sociedade mais humana, contrapondo-se a nossa situação atual em que muitos não conseguem ver além de si mesmos, estão cegos, como disse Saramago.
    _João Pedro P. Ghesti 3°A CorJesu

    ResponderExcluir
  3. Achei intrigante seu ponto de vista ao ver que como você sofreu opressão ao longo de sua vida , tenta ao máximo fazer para que ninguém sofra igual você afirma ter sofrido. Realmente os ideia de Boal foram absorvidos por você.Vamos ajudar todos que pudermos!!
    -Arthur Claret-

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante sua reflexão sobre a situação atual do mundo, e a força de vontade de continuar ensinado aquilo que ama mesmo precisando estar longe!
    -Bruna Gonçalves de Souza Lima

    ResponderExcluir
  5. Um trabalho incrível , mesmo com as dificuldades atuais você deu o seu jeito para que não para-se de ajudar o próximo, parabéns pela atitude e que muitos possam fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Essa carta tem muito valor nesse momento, além de nos trazer a reflexão de que todos estamos vivendo a mesma coisa independente de qualquer diferença física ou social, traz também uma crítica ao governo atual que pode ser "muito perigoso", nas suas palavras. Parabéns pela carta.

    ResponderExcluir
  9. Uma grande iniciativa que você teve, principalmente nesse momento muito difícil que estamos passando. Parabéns pelo seu trabalho!
    João Pedro Oliveira de Araújo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carta 25

Carta 10

Carta 5